Desde o dia 17 de junho de 2019, 15% das salas de cinema dos maiores grupos exibidores do país, em síntese passaram a ter a obrigação de possuir equipamentos para exibição de recursos para cinema com acessibilidade audiovisual para surdos, cegos e pessoas com baixa audição e baixa visão. Os equipamentos exibem as Legendas Descritivas (Closed Captions), interpretação em Libras e Audiodescrição (através de fones de ouvido).
São disponibilizados dispositivos sem fio, semelhantes a tablets, com suportes para fixar nas poltronas. O usuário poderá escolher qualquer assento disponível na sala, pois a exibição da interpretação em Libras é feita através de transmissão sem fio por infravermelho diretamente para os dispositivos.
Esta tecnologia permite que as sessões sejam 100% acessíveis, uma vez que somente as pessoas que precisam dos recursos usarão os dispositivos, sem interferir na projeção convencional da tela. Não haverá reserva de assentos especiais. Todas as sessões terão os recursos transmitidos simultaneamente diretamente da cabine técnica, que serão exibidos nos dispositivos selecionados pelos usuários, conforme o vídeo abaixo:
São 23 estados, 57 cidades e 94 complexos com cinema com acessibilidade. Portanto, até Setembro de 2019, 35% das salas dos grandes complexos e 30% das salas dos grupos menores deverão ter os equipamentos disponibilizados. Até janeiro de 2020, 100% dos cinemas serão acessíveis.
Saiba mais sobre os serviços de cinema com acessibilidade audiovisual para Cinema e TV e Teatro oferecidos pela Video Shack acessando a página: https://www.videoshack.com.br/acessibilidade-para-tv-cinema-audiodescricao-closed-caption-e-libras/