Equipamentos e dispositivos do setor audiovisual, oferecem facilidade de acesso e qualidade de conteúdo, estão se tornando mais inteligentes, eficientes e práticos. Este é o momento, onde as empresas dependem de extrema qualidade nos projetos, para manter as pessoas engajadas e conectadas. O setor precisa se reinventar e inovar, a pressão é grande e como sempre, onde há demanda, trabalhamos para ousar e atender estas expectativas.
Já começamos a ver a nova geração de dispositivos e ferramentas surgindo no mercado moderno. De acordo com estudos, vários fatores macroeconômicos, demandas de mercado e tendências tecnológicas estão levando o setor audiovisual a um valor esperado de US$ 230 bilhões em 2023.
As preocupações com o planeta são a nossa realidade, muitos investidores do audiovisual estão buscando maneiras de tornar sua tecnologia mais sustentável, de forma social e ambiental. Muitos fornecedores começaram a implementar novas soluções para ajudar seus clientes a atualizar seus dispositivos, sem deixar equipamentos eletrônicos em lixões.
Esse foco em melhores soluções ecológicas também vem com um foco maior em conceitos como privacidade, conformidade e segurança.
Componentes de inteligência artificial e aprendizado estão rapidamente se tornando corriqueiros nas soluções audiovisuais. Usando reconhecimento biométrico e processamento de linguagem natural, essas ferramentas podem ajudar a configurar reuniões automaticamente de acordo com as necessidades de cada usuário. Eles também podem ajudar a gravar e transcrever conversas de reuniões em vários idiomas e dando acessibilidade a pessoas com deficiência.
O local de trabalho em mudança e o cenário tecnológico também são fortemente influenciados pelo surgimento de conceitos como o “metaverso”. Considerado por alguns como o futuro do trabalho, o metaverso é um conjunto de comunidades digitais capazes de alinhar indivíduos em um ambiente distribuído com soluções como Inteligência Artificial e Realidade Estendida (aumentada, virtual e mista).
A pandemia gerou um novo desejo por tecnologias audiovisuais automatizadas e sem toque nos últimos dois anos. Ferramentas como controle por gestos e voz não apenas tornam os sistemas de vídeo e tecnologias de áudio mais acessíveis, mas também podem reduzir o número de superfícies compartilhadas em um escritório.
Câmeras e sistemas de áudio com sensores e tecnologia de inteligência artificial integrada, permite que os usuários configurem e iniciem reuniões e webinars sem tocar em um único botão.
A crescente adoção de tecnologias de nuvem e a demanda esmagadora por trabalho híbrido e remoto alteraram a forma como as empresas investem em soluções audiovisuais. As equipes flexíveis de hoje adotam plataformas como Microsoft Teams, Zoom e Cisco Webex como seu principal “hub de colaboração”.
Como resultado, as marcas estão começando a fazer a transição de ferramentas de conferência de áudio e vídeo baseadas em codec de hardware para soluções focadas em software.
Fonte de referência: uctoday.com
Somos uma empresa que está sempre se atualizando e investindo, para que seus projetos audiovisuais possam competir com a concorrência global.
Entre em contato e conheça a Video Shack Laboratório Audiovisual.