A Video Shack Laboratório, empresa carioca especializada em digitalização de acervos audiovisuais, foi contratada pela produtora Intervideo, do jornalista Roberto D´Ávila, para digitalizar 250 horas de conteúdo armazenado em fitas analógicas Betacam-SP, do período compreendido entre os anos 1994 a 2003.
Segundo Ricardo Langer, diretor da Video Shack, este trabalho é muito importante pelo valor histórico de seu conteúdo. O acervo é composto pelos programas “Conexão Roberto D´Ávila”, “Persona” e “Abertura” que marcaram época na história da TV no Brasil. São inúmeras entrevistas com personalidades relevantes do cenário político, econômico e artístico, que foram exibidos na TV Tupi, Band, TV Manchete e TV Cultura. Conhecido por entrevistar personalidades de peso, o jornalista já conversou com nomes como: Oscar Niemeyer, Fidel Castro, Desmond Tutu, Vinicius de Moraes, Woody Allen, Nancy Reagan, Jorge Amado, entre muitos outros. Além das inúmeras entrevistas, o acervo também contém programas como “Os Brasileiros” e “Xingu”.
Para a digitalização, estão sendo disponibilizados equipamentos de alto desempenho na Central Técnica da Video Shack, afirma Langer: Players Betacam-SP com cabeças novas, placas de captura Black Magic, up-converters da AJA, processadores de sinal da Snell&Wilcox, monitoração técnica Tektronix, e workstations MAC Pro. Todo fluxo de trabalho é armazenado no formato H.264 em definição 1920×1080.
No processo, todas as fitas são avaliadas para identificação de unidades eventualmente contaminadas por fungos, e se necessário, são separadas para restauração antes de serem digitalizadas.